quarta-feira, 5 de maio de 2010

Repensar a educação cristã

Repensar a educação cristã na vida da igreja é deparar-se com uma cultura de conformismo e de frustração.  A educação cristã não limita-se apenas ao funcionamento da Escola Bíblica. Vai muito além das paredes do templo, mas infelizmente, quando o educador cristão aponta a necessidade de um ensino transformador e integral, que é a proposta de Jesus, encontra resistência da liderança e dos próprios irmãos. A pergunta é:  Por quê? Por que a  liderança não investe na educação da igreja?  Por que os pastores não valorizam e não investe nos educadores cristãos que estão na igreja com conhecimento e preparo para o auxiliar no ministério pastoral? Talvez  saibamos das respostas:

  • A cultura instalada e arraigada nas nossas igrejas impedem qualquer proposta e projeto inovador na área da educação cristã. Afinal, sempre foi feito assim. Sempre usamos essa literatura. Sempre começamos desse jeito!

  •  Um projeto de educação cristã explicitará as falhas de um processo arcaico, tradicional e simplista. Revelando ausência de princípios cristãos ede aprendizado do conhecimento que deveria trazer transformação no seio da igreja;

  • Mudar o sistema de educação cristã é dar trabalho! É perceber a necessidade de treinamento e capacitação para a equipe de voluntários cujo dom é ensinar. É levantar as necessidades da igreja quanto a recursos materiais e didáticos, e comprometer o orçamento já tão reduzido.
E então? Ficamos assim, por isso mesmo. Derrotados diantes dessa realidade?

Repensar a educação cristã é enfretar um desafio, é um processo de aculturamento. Todavia, graças a Deus, algumas igrejas, alguns pastores, alguns líderes estão sentindo necessidade de fazer algo nessa área. Os desafios estão diante de nós, educadores cristãos, cuja missão extrapola o repensar e exige uma visão nova e transformadora para a educação cristã de nossas igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário