Repensar a educação cristã na vida da igreja é deparar-se com uma cultura de conformismo e de frustração. A educação cristã não limita-se apenas ao funcionamento da Escola Bíblica. Vai muito além das paredes do templo, mas infelizmente, quando o educador cristão aponta a necessidade de um ensino transformador e integral, que é a proposta de Jesus, encontra resistência da liderança e dos próprios irmãos. A pergunta é: Por quê? Por que a liderança não investe na educação da igreja? Por que os pastores não valorizam e não investe nos educadores cristãos que estão na igreja com conhecimento e preparo para o auxiliar no ministério pastoral? Talvez saibamos das respostas:
A cultura instalada e arraigada nas nossas igrejas impedem qualquer proposta e projeto inovador na área da educação cristã. Afinal, sempre foi feito assim. Sempre usamos essa literatura. Sempre começamos desse jeito!
Um projeto de educação cristã explicitará as falhas de um processo arcaico, tradicional e simplista. Revelando ausência de princípios cristãos ede aprendizado do conhecimento que deveria trazer transformação no seio da igreja;
Mudar o sistema de educação cristã é dar trabalho! É perceber a necessidade de treinamento e capacitação para a equipe de voluntários cujo dom é ensinar. É levantar as necessidades da igreja quanto a recursos materiais e didáticos, e comprometer o orçamento já tão reduzido.
E então? Ficamos assim, por isso mesmo. Derrotados diantes dessa realidade?
Repensar a educação cristã é enfretar um desafio, é um processo de aculturamento. Todavia, graças a Deus, algumas igrejas, alguns pastores, alguns líderes estão sentindo necessidade de fazer algo nessa área. Os desafios estão diante de nós, educadores cristãos, cuja missão extrapola o repensar e exige uma visão nova e transformadora para a educação cristã de nossas igrejas.
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